integração

Canil da Susepe participa de projeto de cinoterapia junto à APAE de Santa Maria

Canil da Susepe participa de projeto de cinoterapia junto à APAE de Santa Maria

Foto: Divulgação Susepe

Cadelas Jade e Galega interagem com crianças da APAE de Santa Maria

Em projeto iniciado em fevereiro deste ano, sob coordenação dos policiais penais cinotécnicos Jocelino Mendes Flores e Jalcira Santos Figueiredo, o canil da 2ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR) vem desenvolvendo regularmente atividades do projeto de cinoterapia junto às crianças da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Santa Maria. Duas cadelas do canil, Galega e Jade, participam da terapia oferecida pela APAE, ajudando, ao todo, sete crianças, de quatro a seis anos, com necessidades especiais. 


De acordo com a terapeuta ocupacional Vandrieli Dias, os infantes apresentaram melhorias significativas desde o início do tratamento, citando como exemplo um deles, que tinha dificuldades em brincar e interagir em grupo e, após o contato com os cães, especialmente com a cadela Galega, expandiu sua capacidade social por meio das atividades, incentivado pela terapeuta.


O fundamento da cinoterapia é que a criança, ao ter contato com o animal, se envolve em novas brincadeiras e desperta sentimentos, como cuidado, confiança e curiosidade, o que ajuda a desenvolver comportamentos autônomos que não seriam desenvolvidos sem a interação com o animal. O cão, dessa forma, ajuda no desenvolvimento social, na formação de vínculos e na participação de atividades coletivas, que exercitam habilidades motoras, sociais e cognitivas.

 

Para o delegado Thiago Nothen, da 2ª DPR, “a ação aproxima a Superintendência dos Serviços Penitenciários da sociedade. Novas frentes de interação, com ações positivas, vão além do sistema penitenciário e ajudam, de forma direta, a comunidade e a APAE do Município”.


Com informações Assessoria Susepe

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Promovido por policiais, Sirenaço ocorre nesta quarta em todo o Estado Anterior

Promovido por policiais, Sirenaço ocorre nesta quarta em todo o Estado

Mulher dá à luz em casa, é socorrida pelo Samu e escoltada por viaturas até hospital em Santa Maria Próximo

Mulher dá à luz em casa, é socorrida pelo Samu e escoltada por viaturas até hospital em Santa Maria

Polícia/Segurança